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Prezado(a) Acadêmico (a):
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) iniciará a partir de 11 de novembro, a pesquisa de AVALIAÇÃO DOCENTE referente ao semestre 2022.2.
A avaliação docente é um instrumento para subsidiar a análise do desenvolvimento das atividades dos professores da Universidade de Gurupi. Lembrando que a participação é anônima e os resultados somente serão divulgados após o fechamento do semestre letivo analisado.
O questionário estará disponível no Portal SEI de 11 a 30 de novembro de 2022.
Participe, responda a pesquisa de forma responsável e ajude a nossa universidade a ser ainda melhor!
A CPA/UnirG é uma comissão composta por representantes de todos os segmentos da IES e, também, da sociedade civil organizada, cuja as funções são de coordenar, articular, planejar e organizar o processo interno de avaliação. Cabe á CPA manter o interesse da comunidade universitária pela avaliação, assim como, garantir a inter-relação entre atividades pedagógicas, gestão acadêmica e administrativa.
CPA/ UnirG está localizada na sala 02 – Bloco Vermelho – Campus I – (63) 3612-7586.
NOME | SEGMENTO QUE REPRESENTA |
---|---|
Kattia Ferreira da Silva | Coordenadora da CPA |
Omar Franklin Molina Tinoco | Vice-coordenador da CPA - Suplente |
Regiane dos Santos Maciel | Corpo Técnico-Administrativo - Titular |
Simone Ferreira Silva, Titular | Corpo Discente - Titular |
Gabriel Ferreira Barbalho | Corpo Discente - Suplente |
Jennifer Alves Rocha Provenci | Representante da Sociedade Civil Organizada - Titular |
Verny de Fátima de Oliveira Fucks | Representante da Sociedade Civil Organizada - Suplente |
Prezado(a) Acadêmico (a):
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) iniciará a partir de 11 de novembro, a pesquisa de AVALIAÇÃO DOCENTE referente ao semestre 2022.2.
A avaliação docente é um instrumento para subsidiar a análise do desenvolvimento das atividades dos professores da Universidade de Gurupi. Lembrando que a participação é anônima e os resultados somente serão divulgados após o fechamento do semestre letivo analisado.
O questionário estará disponível no Portal SEI de 11 a 30 de novembro de 2022.
Participe, responda a pesquisa de forma responsável e ajude a nossa universidade a ser ainda melhor!
A CPA/UnirG é uma comissão composta por representantes de todos os segmentos da IES e, também, da sociedade civil organizada, cuja as funções são de coordenar, articular, planejar e organizar o processo interno de avaliação. Cabe á CPA manter o interesse da comunidade universitária pela avaliação, assim como, garantir a inter-relação entre atividades pedagógicas, gestão acadêmica e administrativa.
CPA/ UnirG está localizada na sala 02 – Bloco Vermelho – Campus I – (63) 3612-7586.
NOME | SEGMENTO QUE REPRESENTA |
---|---|
Kattia Ferreira da Silva | Coordenadora da CPA |
Omar Franklin Molina Tinoco | Vice-coordenador da CPA - Suplente |
Regiane dos Santos Maciel | Corpo Técnico-Administrativo - Titular |
Simone Ferreira Silva, Titular | Corpo Discente - Titular |
Gabriel Ferreira Barbalho | Corpo Discente - Suplente |
Jennifer Alves Rocha Provenci | Representante da Sociedade Civil Organizada - Titular |
Verny de Fátima de Oliveira Fucks | Representante da Sociedade Civil Organizada - Suplente |
Avaliação Institucional compõe o conjunto de procedimentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, instituído pela Lei 10 861 de 14 de abril de 2004 e tem como foco central avaliar o trabalho pedagógico, científico e o compromisso social das Instituições de Ensino Superior do país.
A prática de avaliação institucional é obrigatória e representa uma oportunidade para a identificação de ações bem-sucedidas, percepção de omissões e equívocos que estejam sendo cometidos, bem como, compreensão das relações sociais, das condições de trabalho, da eficiência administrativa e da eficácia dos processos realizados pela IES.
A Universidade UnirG participa formalmente do processo de avaliação do ensino superior e busca atender às exigências concernentes a autorizações de funcionamento, credenciamento, recredenciamento, transformações e demais instrumentos legais.
Sendo a UnirG uma IES municipal, seu processo de credenciamento e recredenciamento bem como os processos de reconhecimento e renovação de cursos, são realizados pelo Conselho Estadual de Educação do Estado do Tocantins.
O processo de Avaliação Institucional considera três principais fontes de informação:
Avaliação do Desempenho dos Estudantes – ENADE– avalia alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação;
Avaliação dos Cursos de Graduação(ACG) – realizada por Comissões de especialistas designadas pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) que avaliam os cursos de acordo com a periodicidade e prazos dos processos de autorização, reconhecimento ou renovação do reconhecimento;
Avaliação da Instituição – quando externa é realizada por avaliadores Conselho Estadual de Educação (CEE) que analisam a instituição de forma global em processos de credenciamento ou recredenciamento. Quando interna (autoavaliação), é realizada anualmente pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, e envolve todos os setores e integrantes da instituição (gestores, docentes, discentes e técnicos administrativos).
Os critérios para a autoavaliação aplicados pela CPA-UnirG tem como paramentos os cinco eixos temáticos (contemplando dez dimensões) criados pela lei que instituiu o SINAES. São eles:
Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional: considera a dimensão 8 (Planejamento e Avaliação) do Sinaes. Inclui também um Relato Institucional que descreve e evidencia os principais elementos do seu processo avaliativo (interno e externo) em relação ao PDI, incluindo os relatórios elaborados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do período que constituiu o objeto de avaliação.
Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional: contempla as dimensões 1 (Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional) e 3 (Responsabilidade Social da Instituição) do Sinaes.
Eixo 3 – Políticas Acadêmicas: abrange as dimensões 2 (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Discentes) do Sinaes.
Eixo 4 – Políticas de Gestão: compreende as dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira) do Sinaes.
Eixo 5 – Infraestrutura Física: corresponde à dimensão 7 (Infraestrutura Física) do Sinaes.
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO BASE 2011
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO BASE 2012
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO BASE 2013
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CICLO 2012 – 2014
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO BASE 2015
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO BASE 2016
RELATÓRIO DE AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – RAAI ANO BASE 2019
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO BASE 2020
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – ADMINISTRAÇÃO ANO BASE 2020
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – CIÊNCIAS CONTÁBEIS ANO BASE 2020
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – DIREITO ANO BASE 2020
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – ED FÍSICA ANO BASE 2020
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – ENFERMAGEM ANO BASE 2020
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – ENGENHARIA ANO BASE 2020
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – ESTÉTICA ANO BASE 2020
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – FISIOTERAPIA ANO BASE 2020
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – FARMÁCIA ANO BASE 2020
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – JORNALISMO ANO BASE 2020
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – LETRAS ANO BASE 2020
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – MEDICINA ANO BASE 2020
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – ODONTOLOGIA ANO BASE 2020
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – PEDAGOGIA ANO BASE 2020
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – PSICOLOGIA ANO BASE 2020
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – FISIOTERAPIA ANO BASE 2019
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – JORNALISMO ANO BASE 2019
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – LETRAS ANO BASE 2019
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – MEDICINA ANO BASE 2019
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – ODONTOLOGIA ANO BASE 2019
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – PEDAGOGIA ANO BASE 2019
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – PSICOLOGIA ANO BASE 2019
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – ADMINISTRAÇÃO ANO BASE 2019
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – CIÊNCIAS CONTÁBEIS ANO BASE 2019
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – COMUNICAÇÃO SOCIAL ANO BASE 2019
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – DIREITO ANO BASE 2019
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – EDUCAÇÃO FÍSICA ANO BASE 2019
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – ENGENHARIA CÍVIL ANO BASE 2019
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – FARMÁCIA ANO BASE 2019
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – EDUCAÇÃO FÍSICA ANO BASE 2019
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – EDUCAÇÃO FARMÁCIA ANO BASE 2019
UnirG – CPA – RELATORIO GERAL DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – ANO BASE 2017 E 2018
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – FISIOTERAPIA ANO BASE 2017 E 2018
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – JORNALISMO ANO BASE 2017 E 2018
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – LETRAS ANO BASE 2017 E 2018
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – MEDICINA ANO BASE 2017 E 2018
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – ODONTOLOGIA ANO BASE 2017 E 2018
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – PEDAGOGIA ANO BASE 2017 E 2018
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – PSICOLOGIA ANO BASE 2017 E 2018
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – ADMINISTRAÇÃO ANO BASE 2017 E 2018
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – CIÊNCIAS CONTÁBEIS ANO BASE 2017 E 2018
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO ANO BASE 2017 E 2018
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – COMUNICAÇÃO SOCIAL ANO BASE 2017 E 2018
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – DIREITO ANO BASE 2017 E 2018
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – EDUCAÇÃO FÍSICA ANO BASE 2017 E 2018
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – ENGENHARIA CÍVIL ANO BASE 2017 E 2018
UnirG – CPA – RELATORIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – FARMÁCIA ANO BASE 2017 E 2018
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE – ADMINISTRAÇÃO
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE – CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE – CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE – COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE – DIREITO
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE – EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE – EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE – ENFERMAGEM
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE – ENGENHARIA CIVIL
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE – FARMÁCIA
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE – FISIOTERAPIA
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE – LETRAS
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE – MEDICINA
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE – ODONTOLOGIA
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE – PEDAGOGIA
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE – PSICOLOGIA
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE – SISTEMA PARA INTERNET
Os parâmetros de avaliação utilizados pela CPA/UnirG estão fundamentados e orientados 10 nas dimensões estabelecidas pela Lei nº 10.861/04, art. 3º (SINAES). São elas:
– Dimensão 1 – A missão e o PDI: finalidades, objetivos e compromissos da IES, características básicas do Plano de Desenvolvimento Institucional e suas relações com o contexto social e econômico em que a IES está inserida, articulação entre o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Projeto Pedagógico Institucional no que diz respeito às atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica, gestão e avaliação institucional.
– Dimensão 2 – A política para o ENSINO: a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades
– Dimensão 3 – A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, a defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.
– Dimensão 4 – Comunicação com a sociedade, considera estratégias, recursos e qualidade da comunicação interna e externa; imagem pública da instituição nos meios de comunicação social.
– Dimensão 5 – As políticas de pessoal, de carreira do corpo docente e corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho.
– Dimensão 6 – Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;
– Dimensão 7 – Infra-estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação.
– Dimensão 8 – Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácias da autoavaliação institucional.
– Dimensão 9 – Políticas de atendimento a estudantes e egressos, políticas de acesso, seleção e permanência de estudantes, participação dos estudantes em atividades de ensino, mecanismos/sistemáticas de estudos e análises dos dados sobre ingressantes, evasão/ abandono, tempos médios de conclusão, formaturas, relação professor/aluno e outros estudos tendo em vista a melhoria das atividades educativas, acompanhamento de egressos e de criação de oportunidades de formação continuada.
– Dimensão 10 – Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.
LEI Nº 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004 –
http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/leisinaes.pdf
Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior -SINAES e dá outras providências.
DECRETO Nº 5.262, DE 3 DE NOVEMBRO DE 2004 –
http://www2.camara.gov.br/legin/fed/decret/2004/decreto-5262-3-novembro-2004-534441-norma-pe.html
Delega competência ao Ministro de Estado da Educação para designar os membros da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES.
DECRETO Nº 5.773, DE 9 DE MAIO DE 2006 –
http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/decreton57731.pdf
Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação
INEP – http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-superior
SINAES – http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinaes
ENADE – http://portal.inep.gov.br/web/guest/enade
CEE – https://seduc.to.gov.br/contatos/ – Tel.: (63)-3218-6221 – E_mail: conseduc@seduc.to.gov.br